Segunda-feira, 23 de Março de 2009
Influência Social

 

Socialização
(normas/regras)                             Primária – Aprendemos regras fundamentais para a sociedade;
                                                              
                                                               Secundária – Quando acontece a mudança de ambiente;
Agentes de Socialização
                   São agentes/grupos que nos ensinam (pais, professores…);
 
Influência Social
                   Vivemos em sociedade integrados em grupos, no contexto do grupo – a escola, família, grupo de pares – fazemos as nossas aprendizagens. É pelo processo de socialização que aprendemos e interiorizamos normas/valores e atitudes que influenciam os nossos comportamentos.
                   Um comportamento é influenciado socialmente quando ele se modifica por acção de outrem.
                   A socialização implica a interiorização das regras com normas aceites pela sociedade, estas regras acabem por ser seguidas de uma forma automática, tal ponto que não nos apercebemos da influência que exercem em nós.
 
Normalização
                   É um processo colectivo de elaboração de regras quando estas não existem ou não são reconhecidas colectivamente. A ausência de normas é geradora de desorientação. As normas reduzem a ambiguidade e estabelecem a segurança porque definem o que se deve fazer. Sem normas a vida social seria impossível.
 
                   As normas reflectem o que é socialmente desejável. Definem módulos de comportamento, graças às normas os comportamentos são uniformizados, ou seja, todos se comportam da mesma maneira. Desta forma sabemos o que esperar dos outros. Normalmente sentimos grandes resistências em quebrar regras.
 
 
Funções de representações sociais
                   - Saber: As representações sócias dão uma explicação e um sentido à realidade, serve para os indivíduos praticarem e compreenderem a realidade;
                   - Orientação: As representações sociais são um guia para os comportamentos, a função de saber repercute-se ao nível da acção;
                   - Identitária: Permite a construção de uma Identidade Social, ou seja, o posicionamento face aos diferentes grupos, permite distinguir o grupo que os produz dos outros grupos;
                   - Justificação: As representações sociais permite os indivíduos explicarem e justificarem as suas acções e opiniões.
 
Conformismo
                   É uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento por efeito da pressão de um grupo. (Mudamos de opinião devido à opinião do grupo).
                               - Unanimidade: O conformismo é maior nos grupos onde à unanimidade, basta haver no grupo um aliado que tenha uma opinião diferente para os efeitos do conformismo serem menores;
                   - Resposta pública ou privada: O conformismo aumenta quando a resposta é dada publicamente;
                   - Ambiguidade da situação: A pressão do grupo aumenta quando não estamos certos da resposta certa/correcta;
                   - Importância do grupo: Quando mais atractivo o grupo para a pessoa maior será o conformismo;
                   - Auto-estima: Pessoas com nível mais elevado de auto-estima são menos conformistas porque confiam mais nas suas opiniões;
 
Conformismo normativo
                   Tendência para um indivíduo adaptar o comportamento do grupo para não sofrer a sua pressão.
 
 
Conformismo informativo
                   Tendência para aceitar a informação dada pelos outros como verdadeira.
 
As experiências do Sherife
                   Numa situação marcada pela incerteza, os sujeitos estimulados individualmente tentam criar uma norma. Posteriormente são colocados numa situação de grupos e fazem convergir as normas individuais para as normas de grupo.

                Numa segunda fase da experiência é criado primeiro uma norma de grupo e posteriormente os indivíduos são colocados da mesma situação. Neste caso as normas do grupo continuaram a ser usadas mesmo na sua ausência do grupo. Sherife conclui que os grupos são geradores de normas para a relação dos indivíduos com meio que os envolve.

sinto-me: Bem
publicado por Psicologia A às 20:06
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